A carne louca é uma deliciosa iguaria, tradicional da cozinha brasileira, que fica mesmo uma loucura de gostosa! Bem versátil, pode ser servida de diversas formas: como recheio de sanduíches, em canapés, ou até mesmo como acompanhamento em pratos principais. Confira a receita do Canal Cozinha da Wilza, faça a magnífica carne louca e agrade os seus familiares e convidados!
Como fazer carne louca
Para a carne louca, começaremos limpando a carne em uma tábua, tirando o excesso de gordura e colocando essa gordurinha no fogo, em uma panela de pressão com um pouco de óleo, deixando fritar. Depois, cortaremos a carne em cubos médios e iremos fritar na panela da gordurinha, mas antes vamos tirar esses pedacinhos e o excesso de óleo que se formou. A carne deverá ser selada lentamente, por igual, misturando ocasionalmente, até a água evaporar e a carne ficar douradinha. Acrescentaremos o alho, a pimenta, sal, a cenoura triturada, a cebola e misturaremos. Finalizaremos seguindo o passo a passo. Sirva e deguste sua divina carne louca!
Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.
Ingredientes da receita de carne louca
- 3 e ½ xícaras (chá) de água ou (o quanto baste)
- 40g de alho-poró picado
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 cenoura triturada
- 3 folhas de louro
- 50g de pimentão verde
- sal (a gosto)
- 2 tomates com a pele e com as sementes, picados
- 1 colher (sobremesa) de tempero baiano
- 50g de pimentão amarelo
- 50g de pimentão verde
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- 5 dentes de alho picadinhos
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola picadinha
- ½ xícara de shoyu
- 1 kg de lagarto (numa peça só)
Obs.: A medida da xícara é de 250ml.
Modo de preparo
- Primeiramente, numa tábua, dê uma limpada na carne, retirando o excesso de gordura, mas não a descarte. Leve-a ao fogo numa panela de pressão com um pouco de óleo, para fritar e desprender sabor.
- Em seguida, corte a carne em cubos médios, procurando deixar todos pedaços com o mesmo tamanho.
- Estando fritinhos, retire os pedacinhos de carne com gordura da panela e também um pouco da gordura que se desprendeu, para não ficar em excesso.
- Acrescente a carne em cubos e deixe selar bem, de todos os lados, sem pressa, mexendo por vezes, até secar a água e a carne ficar bem fritinha.
- Enquanto isso, pique o alho, a cebola e triture a cenoura.
- A carne estando dourada, junte o alho, a pimenta-do-reino, sal, a cenoura triturada, a cebola e mexa.
- Na sequência, agregue o alho-poró, a páprica, o tempero baiano, o tomate, mexendo e deixando o tomate murchar um pouco.
- Depois, agregue as folhas de louro, o molho shoyu e 2 xícaras (chá) de água. Prove e acerte o sal, se necessário.
- Tampe a panela de pressão, leve ao fogo alto e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos.
- Decorrido esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão cuidadosamente, abra a panela e verifique como está, se tiver pouca água, acrescente mais uma meia xícara, mexa, torne a tampar a panela e volte ao fogo alto, mais uma vez abaixando ao pegar pressão e cozinhando por mais 25 minutos.
- Passado esse tempo, apague o fogo, tire a pressão com cuidado e observe como está a carne. Provavelmente será necessário colocar mais água, então faça isso e volte ao fogo com a panela tampada, mais uma vez em fogo alto até pegar pressão, abaixando o fogo após começar a chiar, cozinhando por mais 15-20 minutos.
- Atenção: o lagarto é uma carne mais dura, por esta razão, seu cozimento é mais demorado, podendo chegar a 1 hora e 10 minutos. Se desejar, você poderá utilizar uma carne com um cozimento mais rápido, como: patinho, alcatra ou coxão mole.
- A carne estando bem cozida, apague o fogo, tire a pressão e passe-a para uma vasilha.
- Vá desfiando a carne ainda quente com o auxílio de dois garfos.
- Volte a carne agora desfiada para a panela, para ficar com um molhinho, junte mais 1 xícara (chá) de água e acrescente os pimentões verde, vermelho e amarelo.
- Deixe cozinhar por 5 minutos com a panela destampada.
- Após esse tempo, inclua o cheiro-verde picado, mexa e desligue o fogo.
- Para servir essa maravilha de carne no pão, uma sugestão é cortar os pães franceses ao meio, sem desemendar, regar com azeite, acrescentar a carne louca, juntar 2 fatias de queijo prato por cima da carne em cada pão e levar ao forno pré-aquecido a 250°C para derreter o queijo.
- Outra sugestão, é cortar os pães franceses ao meio, sem desemendar, acrescentar carne louca, e por cima dela, adicionar uma misturinha de: cebola roxa e pimentões verde, vermelho e amarelo picadinhos. Essa misturinha você pode também adicionar por cima do queijo derretido, quando tirar a outra opção do fogo, regando com um pouco de azeite.
- Escolha como deseja servir e delicie-se com sua apetitosa carne louca! Bom apetite!
Ficha Técnica
- Peso total da receita: Aproximadamente 1700g
- Número de porções que rende: 10 porções
- Peso de cada porção: Aproximadamente 170g
- Calorias por porção: Aproximadamente 200-300 kcal
- Tempo de preparo: 30 minutos
- Tempo de cozimento: 1 hora e 40 minutos
AVALIE ESSA RECEITA!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Uma forma diferente de preparar carne: um segredo e a carne vai derreter na boca como manteiga!
Um chef coreano me ensinou esse truque da carne de porco, fica delicioso
Costelinha de porco na airfryer: muito saudável e o melhor de tudo, prática e sem sujar muita louça
Carne à Grega simples e maravilhosa para fazer
Barriga de Porco Assada ao Barbecue: Os fãs de churrasco vão amar
Rocambole de carne moída bem recheado e muito suculento
Costela assada de uma forma fácil que chega a desmanchar e soltar do osso
Lagarto ao molho madeira uma receita de buffet para você aprender a fazer na sua casa
Bife à parmegiana de um jeito que você nunca fez com certeza sua família vai adorar
Costelinha com mandioca uma porção de lanchonete deliciosa feita na sua casa